terça-feira, 17 de abril de 2012

Correr!


Correr três vezes por semana é tão eficaz quanto antidepressivos

Correr três vezes por semana é tão eficaz quanto antidepressivos. Quem o afirma é oestudo de uma equipa da Universidade Southwestern (EUA), liderada por Madhukar H. Trivedi, que, pela primeira vez, conseguiu provar que exercícios aeróbicos praticados durante 30 minutos, em média três vezes por semana, diminuem até metade os sintomas de uma depressão moderada.

Estima-se que 150 milhões de pessoas em todo o mundo sofram deste mal, mas apenas dez por cento destes recebem a terapia adequada. Para o estudo, o grupo de investigadores seguiu 80 pessoas (dos 20 aos 45 anos), ao longo de três anos, com sintomas moderados de depressão. Os participantes foram divididos em quatro grupos distintos que praticavam exercício em diferentes intensidades.Aqueles que corriam de forma moderada ou intensa – durante 30 minutos – três a cinco dias por semana, tinham uma redução de 47 por cento dos sintomas depressivos após 12 semanas.No entanto, os participantes que realizaram actividades com menor intensidade (três vezes por semana), apenas tiveram 30 por cento do proveito e no grupo que realizou exercícios de flexibilidade durante 15-20 minutos, a percentagem foi de 29 por cento.

Segundo a equipa, os resultados da resposta dos pacientes são semelhantes aos obtidos com medicamentos antidepressivos ou mesmo à terapia de comportamento cognitivo. Para além de todos os benefícios físicos, o desporto é bom para o equilíbrio psíquico: liberta a agressividade, reduz o stresse e a ansiedade, aumenta a oxigenação do organismo e tudo porque libertamos hormonais pelo cérebro, as endorfinas.

FONTE : www.cienciahoje.pt

5 comentários:

  1. É completamente verdade, fazer exercício físico liberta serotonina ;)

    Beijinhos Ema :D

    ResponderEliminar
  2. Estou nessa! É o que pretendo: 30m - 3 vezes por semana.
    Não era minha intenção fazer-te chorar, só disse o que sinto mesmo. Beijo amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei que não era tua intenção, mas as tuas palavras tocaram-me cá bem fundo, e os meus olhos não conseguiram ficar secos, foram eles, não fui eu! :-) Beijinhos

      Eliminar
  3. sim já tinha lido um artigo parecido e acredito bem nisso!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Correr é de facto um excelente anti-depressivo (quando falamos de depressões ligeiras, claro, pois quando ela é profunda, não se consegue sequer fazer o paciente levantar o rabo do fundo do poço onde se instalou), mas é muito bom sim. Sei-o por experiência própria!

    ResponderEliminar