quarta-feira, 14 de março de 2012

86,20

Há simples frases que podem mudar a nossa vida, e quem as pronuncia não tem noção disso…

Eu costumava fazer planos para iniciar cada uma das cerca de 100 dietas que me propus fazer, para terem inicio :

-ás segundas feiras…
-ao principio do mês…
-ao dia 15 do mês…
-no inicio de cada ano…
-no dia a seguir ao aniversario do x ou do y…
-etc….

Mas curiosamente esta que estou determinada em fazer começou no dia 26 de Janeiro, quinta-feira, ou seja quase final da semana e quase final do mês.

Isto porque no dia anterior, há noite, estava a falar com o meu marido sobre duas ex mulheres de conhecidos nossos que após a separação perderam imenso peso. Falamos se isso se devia ao facto de estarem abatidas com a situação ou ao facto de querem mudar.
Concluímos que ambas o fizeram para mudar para melhor, sendo que uma delas sempre teve um considerável excesso de peso, e a outra era absolutamente normal, mas agora mais magra ficou muito mais favorecida. Concluímos ainda que isso se devia ainda ao facto de sendo novas, querem naturalmente refazer a sua vida com outra pessoa, e o meu marido conclui mais ou menos assim:
- “Elas sabem bem que os homens se poderem ter uma mulher magra não vão escolher uma com peso a mais…

Eu conheço-o bem, sei que ele não disse aquilo para mim, foi espontâneo, saiu, mas vi que era aquilo que ele pensava. Vi não! Eu sabia! E todas nós sabemos! Enfiamos é simplesmente a cabeça na areia, e esperamos que as coisas aconteçam sem fazer nada para mudar a situação!…

Ele espreita o meu Blog e vai ficar surpreendido com isto porque eu nuca lhe disse, mas com esta frase como se costuma dizer: eu enfiei a carapuça!

No dia a seguir pesei-me, sabia bem que pesava mais, mas andava simplesmente a fugir da realidade, e fiquei perplexa com os 92 Kgs! Eu nunca tinha passado a barreira dos noventa o mais longe que tinha chegado era aos 88 e já era um número tão alto…! E esse foi o dia em que a luta começou a ser levada a sério: uma simples quinta-feira!

Todos os dias o sol nasce e nos dá a possibilidade de ser uma pessoa diferente, e é tão bom estarmos vivos mas ao mesmo tempo felizes na pele que vestimos.

A Joana um dia também me respondeu num post o seguinte:
“…eu acredito em ti, agora isso não serve de nada se tu própria não acreditares também…!” 
Mas eu acredito Joana, passei a acreditar, só precisava mesmo era do “empurrão” que levei!  

E porque eu sei que sou uma chata hoje não vos conto outra frase marcante na minha vida e que me acompanha há muitos anos, vou reservá-la para vos contar amanhã.

Hoje não corri, tinha compromissos profissionais e tinha que estar muito cedo no escritório, o meu marido está no estrangeiro desde segunda feira e tinha mesmo de ser eu a encaminhar alguns assuntos.

A balança não registou qualquer alteração, mas eu sei que isto é mesmo assim só tenho de ter paciência.
Ontem quando falei á noite com o meu marido no skype ele recomendou-me para ir com calma que não andava ninguém a correr atrás de mim...deve ter lido o meu post de ontem onde eu dizia que só me apetecia comer...e continua a apetecer-me comer este mundo e o outro, isto é tãoooooooooo difícil!
Mas continuo a resistir e estou orgulhosa disso!

E hoje foi assim :

Pequeno almoço: café e uma bolinha pequena com queijo a Vaca que ri Light
Meio da manhã : uma maçã Golden  pequenina e uma tosta
Almoço : Tinha frango cozido para corar, desfiei um bocado de peito para mim e fiz legumes salteados num pouco de azeite e alho, e como o frango estava mesmo ali ao lado com vontade de saltar para a frigideira dos legumes fiz-lhe a vontade e comi tudo misturado, e tinha comido o dobro...Mas bebi café e levantei-me da mesa e aquela sensação de que comia mais acabou naturalmente por passar.
Lanche : Comi uma laranja e meio cacete de centeio só ligeiramente barrado com manteiga Planta soja.
O Jantar foi sopa de legumes toda aos pedacinhos sem serem triturados a ver se a sensação de saciedade é atingida, e um iogurte.

E assim se passou mais um dia que hoje me pareceu ser de tamanho XXL e não foi pelos melhores motivos. Estou saturada de computador por hoje e não vos visito, vou ler um pouco e dormir.













12 comentários:

  1. Olá Ema :) Vi o teu post e não resisti a fazer uma pausa na história da Sra. I. (que parece chinês de tão complicada) e comentar-te :)

    Antes de mais espero que já estejas a ter um merecido descanso :) Pareces ter tido um dia difícil. Felizmente eu não sou perita em dias difíceis, mas sou perita em lidar com mamãs com dias difíceis, e descansar parece-me de facto a opção mais sábia de todas (depois dos miminhos claro).

    Hoje andei às voltas com algo que tu já me disseste e que li num comentário que fizeste à Senhora Salsa: dizias tu que te sentias de castigo. Pensei várias vezes nisso durante o dia, principalmente em como te podia ajudar a não te sentires assim. Eu tento efectivamente passar a ideia de que ter uma alimentação saudável não tem de ser um castigo, mas às vezes esqueço-me que estar de dieta acaba por ser mais restritivo (e por isso mais complicado) do que comer normalmente.

    Mas não desanimes Ema. Dias melhores virão, dias onde vais poder comer pão com manteiga sem te preocupares (já poderias, mas compreendo que não o queiras fazer).

    Em relação à fome, aqui vão algumas dicas:

    * Come sopa antes das refeições (já fazes isso ao jantar, mas podes experimentar fazê-lo ao almoço também). Podes fazer uma sopa levezinha de legumes, e acredita que ficas muito mais 'composta'.

    * Muitos muitos legumes. Até ficares a rebentar :)

    * Beber bastante água também ajuda, ou beber chá.

    * Eu fico sempre super cheia depois de comer a peça de fruta à refeição. Sei que não queres comer fruta depois do almoço, mas não seria mal pensado (e ao lanche podias beber um iogurte ou um copo de leite, parece-me que não consomes muitos lacticínios e isso seria importante para teres uma boa dose de cálcio).

    Desculpa o testamento :) Provavelmente amanhã passo por aqui outra vez (é que estou cansada e tenho tanto sono que estou com medo de não estar a dizer coisa com coisa - não seria a primeira vez que isso acontecia).

    De qualquer das formas, continuo a torcer muito por ti :) Vou pensar numa forma saudável de comeres torradas com manteiga ;)

    Muitos muitos beijinhos :)

    ResponderEliminar
  2. Olá=)
    Fiquei grande parte da minha noite a ler o teu blog, vim aqui parar porque sou recente neste mundo dos blogs e adoro andar a descobrir novos bolgs, à procura de motivação e força. Só tenho a dizer que adorei o teu e que me identifiquei com algumas das coisas que aqui escreves. Beijinhos vou passar a vir aqui mais vezes

    ResponderEliminar
  3. Olá Ema!
    Adorei o teu post de hoje... às vezes não percebemos que são as pequenas coisas que acabam por mudar a nossa vida, tal como essa frase do teu marido mudou a tua! Eu tenho a certeza q mudou pq estás uma nova Ema e estás exactamente a escolher quem queres ser!!! Isso é uma oportunidade única que toda gente devia aproveitar :)

    Em relação a estares de dieta... como a Joana disse, não tem que ser um sacrifício, não tem que ser um castigo...
    mas sabes, eu tb fazia muitas dietas e sentia-me exactamente assim: de castigo, mal, sem vontade de fazer mais nada como se me tivesse a "punir" por ter o meu corpo e por ter q estar de dieta... como se fosse uma obrigação para depois quando tivesse alcançado o meu objectivo poder fazer tudo à vontade... ema como eu estava errada! A vida é hoje, é amanhã, é agora. é na quinta-feira e na terça... não podemos adiar mais. não podes ver isto como uma fase e q dps vai ser mais fácil. Pensa q sim, estás a mudar, mas pensa q estás a mudar para sempre! E se não fores feliz agr, com menos 20 quilos tb não vais ser pq, sejamos sinceras, sabemos q não vais poder voltar a comer como comias...
    por isso, abre os braços ao dia de hoje como se fosse amanhã ou daqui a uns meses! É a tua vida e tens que a viver da melhor maneira possível!!!

    e a Joana é a melhor pessoa para dar conselhos sobre alimentação e eu concordo c todos os q ela disse :P

    Mais: torradas com manteiga, porque não? Pão de cereais ou integrais com planta de soja, ou algo do género, o q te parece?
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Ema! Gostei muito de te ler. Também já arranjei imensos "começos" de dietas, o único que funcionou foi num dia normal da semana em que decidi em conjunto com uma amiga, duas foi mais fácil. Perdi muito peso e aguentei-me durante mais de um ano. Entretanto desleixei-me e voltei às compulsões, tenho ganho grande parte do peso que perdi (felizmente não cheguei ao que tinha antes, mas corro esse risco). É nos pequenos detalhes que temos que encontrar a nossa força, tu encontraste no teu marido uma motivação, e eu tenho que tomar atenção a alguns comentários que o meu namorado me faz (embora nunca por mal também) e tirar daí algum incentivo, não só por ele mas principalmente por mim e para me sentir melhor e mais saudável, como já me senti. Obrigada pelas tuas palavras, ajudaram-me e desejo-te muita força *

    ResponderEliminar
  5. Olá Emita!

    Li-me e reli-me nestas tuas palavras... Sempre programei as minhas dietas para o início da semana, início do mês, esta semana não porque X faz anos, este mês não porque é uma festividade qualquer, amanhã não porque é o jantar Y... enfim! Fui sempre desistindo de mim e depois chegou a estar como estou...

    Hoje quem está em baixo sou eu...tou com medo, muito medo do que vem aí... Tou aqui a ver se ganho coragem para saír de casa e não a ganho.. Aiii... em vez de te ajudar estou para aqui a alimentar-te com os meus problemas..

    Bem minha querida, passa um dia fantástico! Bem melhor que o de ontem pelo menos.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. às vezes é preciso um susto que nos faça acordar para realidade, no teu caso n foi bem um susto mas foi algo que te deixou a pensar, mas isso n foi mau, foi mt bom, estás a tentar mudar e queres ser melhor e mais saúdavel :)
    Por isso tu vais conseguir, por ti pela tua auti estima, e ainda deixas o marido mais contente ! :P

    beijinho continua no bom caminho!

    ResponderEliminar
  7. Está mais do que provado que dietas que começam programadas não dão resultados. Começamos quando temos que começar e ai sim, é para dar resultados!
    Tenho que te dizer que, apesar de andar por aqui à mais tempo, tu és um grande exemplo para mim! Apesar de todas as adversidades que tens tido, consegues seguir o teu rumo sempre com boa disposição. Adoro isso em ti! Essa tua alma guerreira e forte :)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. Olá;-) como sempre adorei o teu post! Há momentos na vida em que há algo que nos faz reaccionar para determinado objectivo que nos andava a massacrar mas que nunca tínhamos tido a tal coragem para iniciar. Não sou nutricionista, nem médica, nem coisa que o valha mas acho que estás a retirar os hidratos de carbono da tua alimentação, por isso não te sentes saciada! Eu já emagreci mais de 5kg em 2 meses e não deixei de comer arroz, massas, batatas e até torradas com manteiga! Aliás está na dieta que o endocrinologista me passou!Não te prives muito para não voltares ao ponto de partida. Tens que ver a dieta não como dieta mas como uma nova rotina. Muita força querida! Bjinhos para ti e para o teu menino.

    ResponderEliminar
  9. Olá Ema.
    Disses-te que eras uma chata... mas não és, adoro ler os teus post's... e tens sempre uma palavra carinhosa para nos dar :o)
    E é tão bom ver comentários escritos com tanto carinho, de pessoas que não conhecemos, mas que são elas que nos estão a ajudar a ultrapassar esta fase :o)
    Já deste o 1º passo, que foi iniciar a dieta, estás a ter bons resultados... estás a fazer uma boa alimentação, e a controlar-te bastante... hoje também estou num dia em que me apetece comer tudo e mais alguma coisa, mas estou a conseguir resistir, logo quero ir para a cama e pensar... consegui resistir :o)
    Espero que estejas melhor.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. Olá Ema, muito obrigada por ires visitar o meu blog. Criei o meu blog à pouquinho tempo, também na esperança de encontrar aqui alguma ajuda e incentivo, e também dicas, que são sempre úteis. É verdade, não é fácil e as vezes só apetece desistir, mas tudo se consegue. E nós todas vamos conseguir =) Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Emita!

    Eu sentia que precisava do ginásio para fazer algo por mim, mas a minha cabeça travava o meu corpo com estes problemas todos.

    Mas ainda bem que consegui, com algum custo, ultrapassar, e fui ao ginásio pela primeira vez na vida.. e sabes uma coisa? Gostei muito.

    A menina hoje está preguiçosa, é? Eu a vir aqui ver se sabia de novidades tuas e nada... ai ai...

    Está tudo bem? Espero mesmo que sim, mas se não estiveres bem deita tudo para fora... se precisares, estou aqui à distância de um click.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá. Por vezes precisamos mesmo de um click para haver uma mudança. Eu vou recordar o dia 6 de Abril de 2000 (já lá vão quase 12 anos), como o dia em que decidi melhorar, e perdi cerca de 36kg. Sim! tens de acreditar em ti em primeiro lugar. As pequenas vitórias vão dando forças para continuares e ganhares confiança. Os pequenos reveses são oportunidades de identificarmos os nossos erros e emendá-los. É uma batalha para a vida, mas também é uma batalha por nós! Beijos

    ResponderEliminar